XaD CAMOMILA

2 de dezembro de 2010

TJSP instala Unidade Avançada de Atendimento Judiciário




"O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo instalou nesta terça-feira (30/11) a Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ) na Universidade Nove de Julho (Uninove).

Nesta UAAJ, será adotado o inédito sistema de processos eletrônicos, onde não há utilização de papéis. Além disso, é a única Unidade voltada apenas para a resolução de conflitos por meio da conciliação.

Na abertura da solenidade, a juíza Mariella Ferraz de Arruda Pollice Nogueira, coordenadora do Setor de Conciliação Cível no Fórum João Mendes e responsável pela unidade instalada, falou sobre a importância das UAAJ para se evitar um acúmulo ainda maior de processos no judiciário paulista. Segundo a magistrada, a conciliação trará grandes benefícios para a população. “A parceria entre o TJSP e a Uninove é de extrema importância. Aqui, faremos conciliações na área pré-processual cível e em pedidos de alimentos. Os melhores frutos serão colhidos pela população”.

O reitor da Uninove, Eduardo Storópoli, disse que a instalação da UAAJ facilitará o acesso da população à justiça. “É um grande orgulho podermos contribuir para a criação desse instrumento de democratização do judiciário. A conciliação é uma importante ferramenta do direito moderno, pois permite às partes uma solução mais célere dos litígios”.

O desembargador Ademir de Carvalho Benedito, integrante do Núcleo de Planejamento e Gestão, que representou o presidente do TJSP, Antonio Carlos Viana Santos na solenidade, falou sobre os benefícios que a UAAJ trará para os alunos da universidade, que serão os conciliadores da unidade. “Este convênio visa mudar a mentalidade jurídica e social da população. Participando das audiências informais de conciliação, os alunos terão contato com os problemas humanos que os magistrados enfrentam nos processos”.

Segundo o magistrado, a população carente é quem vai colher os frutos dessa nova unidade. “A conciliação não tem como objetivo desafogar o trabalho dos juízes, mas oferecer acesso mais rápido, amplo e de qualidade para a população carente”.

O evento contou, ainda, com a presença do governador do Estado, Alberto Goldman, que parabenizou a todos pela iniciativa e declarou que as UAAJ vêm dando grande contribuição para a melhoria do ensino do país.

 

UAAJ

As Unidades Avançadas têm o objetivo de facilitar o acesso da população à justiça, atendendo ações de competência do Juizado Informal de Conciliação e do Juizado Especial Cível.

As unidades recebem reclamações pré-processuais cujo valor da causa não ultrapasse 40 salários mínimos. Os conciliadores buscam um acordo entre as partes, facilitando o diálogo, sem impor nenhuma decisão. Caso a conciliação não tenha sucesso, as partes são orientadas a resolver a situação através de processos judiciais.

A Unidade Avançada de Atendimento Judiciário na Uninove funcionará das 12 às 22 horas na rua Vergueiro, 831." (Fonte: TJSP)

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados